spring widgets - http://www.springtext.com

domingo, 23 de maio de 2010

Paz na Terra

A paz do mundo começa em mim em ti, em nós…
A paz no mundo começa em mim
Se eu tenho amor com certeza sou feliz
Se eu faço o bem ao meu irmão
Tenho a grandeza dentro do meu coração
Chegou a hora da gente construir a paz
Ninguém suporta mais o desamor
Paz pela Paz – pelas crianças
Paz pela Paz – pela floresta
Paz pela Paz – pela coragem de mudar.Paz pela Paz – pela justiça
Paz pela Paz – pela liberdade
Paz pela Paz – pela beleza de te amar
Paz pela Paz – pro mundo novo
Paz pela Paz – pela esperança
Paz pela Paz – pela coragem de mudar
Perfeito! Ninguém suporta mais o desamor. Não-amor… É isso mesmo: paz está ligada à idéia de amor. Atitude de não-amor é que fulmina com qualquer possibilidade de pacificação. Se pararmos para pensar, todo gesto contrário à paz está intimamente relacionado a um ato de não-amor. Cada ato de agressividade que ocorre neste mundo tem como origem básica uma criatura que ainda não aprendeu a amar.
Então, ao invés de clamarmos pela paz aos quatro cantos do mundo, como se só os outros precisassem mudar para que a paz imperasse, que tal ter uma conversa íntima com nós mesmos, bem baixinho, para que cada um ame mais, cuide mais dos atos que pratica, objetive a paciência, tolerância e o amor entre as pessoas?
Como sugeriu certa vez o sábio Dom Helder Câmara, “Antes de clamar contra a maldade dos tempos e dos homens, examinas se estás sendo a luz que deves ser.”
E assim é: mude interiormente e tudo ao redor mudará também. É a antiga noção de que o semelhante atrai o semelhante. Não tem segredo nenhum. Uma ação leva a uma reação; uma causa, a uma conseqüência. Violência gera violência, e dissemina ódio e ressentimentos; paz gera paz; amor gera amor. A questão é o que você escolhe disseminar.
Você está sendo tolerante e paciente com seus irmãos, pais, amigos, colegas de trabalho, seus conhecidos e inclusive com os que não conhece? Busca apaziguar os conflitos ou ajuda a inflamá-los? Você respeita as diferenças que os outros têm em relação a você ou quer impor as suas verdades e conceitos pré-concebidos a qualquer custo? São perguntas simples que você deve fazer a si mesmo, e não aos outros. Se cada um mudar a si, o mundo inteiro será diferente. Não adianta pedir paz aos outros, mas não agir de acordo com ela em todos os momentos de sua vida.
Pense nos exemplos de grandes pacificadores, como Chico Xavier, Martin Luther King, Ghandi, Francisco de Assis, Madre Tereza de Calcutá, Jesus Cristo… Todos foram instrumentos de paz. Seja um você também.
Ademais, lembre-se sempre: a paz do mundo começa em ti, em mim, em nós…

Nenhum comentário: